A minha foto
Nome:
Localização: cantanhede, bairrada | coimbra, Portugal

simply dreamer, sportsman

quinta-feira, setembro 27, 2007

setembro 07 > news :4

FALECIMENTO DO MÚSICO ARMANDO NETO
Foi num enorme clima de consternação que se realizou no passado dia 19 de Setembro o funeral do Sr. Armando Neto, o qual foi até ao seu falecimento por doença prolongada, músico ainda activo da Banda Filarmónica de Covões, onde desempenhava o papel de executante de Contra Baixo. Já com mais de 50 anos de vida musical foi sempre um exemplo de dedicação e respeito por todos os seus colegas.
Tal como o seu pai, Arménio Neto, participou em inúmeras actuações musicais realizadas ao serviço da banda da sua terra de Covões um pouco por todo o país, em especial na região centro e em romarias da região do Minho.
Foi de forma sentida que a Sociedade Filarmónica de Covões acompanhada por muitas centenas de amigos prestaram sua homenagem a este amigo da arte dos sons para a sua última morada no cemitério local de Covões.

SITUAÇÃO DE ALOJAMENTO PRECARIO DE FAMILIAS DE ETNIA CIGANA
Verifica-se desde meados do presente mês de Setembro a instalação de várias famílias de etnia cigana em terrenos localizados na zona conhecida pelo lugar da Bica nas imediações da sede da Junta de freguesia e da Prodeco Centro Social.
Após terem sido desalojados recentemente de outros terrenos na Freguesia vizinha de Febres, foram instalados de forma precária e à margem da lei do arrendamento em terrenos não licenciados para habitação as quais não apresentam condições de salubridade pública.
Estes agregados familiares são constituídos na sua maioria por mulheres, algumas delas grávidas, e várias crianças de tenra idade, que não tem condições sanitárias adequadas e estão sem acesso a água e electricidade.
Verifica-se um fluxo migratório de outras famílias vindas de outros concelhos as quais se juntam aos primeiros ocupantes, aumentando, assim, o número de agregados e respectiva área de ocupação.
A evolução desta situação têm gerado junto da população local um clima de indignação generalizada, tanto pelas condições de alojamento como pela forma como se procedeu à ocupação dos terrenos.
Por parte da população, alguns reclamam a intervenção das autoridades competentes e dos serviços de fiscalização da Câmara Municipal no sentido da reposição e do respeito pelas limitações implícitas no PDM aprovado pelo Município para as áreas verdes e florestais do concelho.
Este assunto será discutido na próxima reunião da Assembleia de freguesia no sentido do esclarecimento público e na tomada de posições de ordem jurídica para a resolução das eventuais irregularidades que esta situação de precariedade social já possam ter produzido.

OFERTA DE LIVROS A BIBLIOTECA DE CAMARNEIRA
Dando seguimento ao relacionamento institucional entre a Associação de Arte e Cultura do Concelho de Cantanhede e a Junta de freguesia da Camarneira foram oferecidas pela AACCC à recém aberta Biblioteca/Ludoteca a funcionar na freguesia de Camarneira um conjunto de 21 publicações com a temática de divulgação regional fruto das actividades realizadas por esta associação musical da freguesia de Covões por vários concelhos da região norte e da região autónoma dos Açores
Fica mais uma vez assinalada a continuação da relação de parceria já desenvolvida no passado pela realização de actividades culturais e também a integração de mais acções no ano de 2008.

2º EXCURSÃO DA ARCLAB LABRENGOS
No passado dia 13 de Setembro realizou-se mais uma actividade recreativa da ARCLAB -Associação Recreativa de Labrengos, com uma viagem ao distrito de Leiria onde foram visitados vários locais ligados ao Santuário de Fátima e à praia da Nazaré.

fonte: MS # set.2007