A minha foto
Nome:
Localização: cantanhede, bairrada | coimbra, Portugal

simply dreamer, sportsman

terça-feira, março 20, 2007

news mar :1 (em processamento)

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
Vai realizar-se no próximo dia 28 de Março na sede da Junta de Freguesia, uma reunião ordinária da Assembleia de Freguesia que terá a seguinte ordem de trabalhos:
Leitura e aprovação da acta da reunião anterior; Informações à Assembleia pelo Presidente do Executivo; Discussão e aprovação da Conta de Gerência do ano de 2006; Outros assuntos fora da ordem do dia, apresentação e discussão para aprovação da 1ª revisão orçamental da responsabilidade de uma empresa de contabilidade contratada para a gestão financeira da Junta de Freguesia nos próximos anos.
A sessão terá início pelas 21 horas com meia hora de tolerância.

O LAR COMO UMA DESPREOCUPAÇÃO
Em resultado de um trabalho de avaliação das acções realizadas na PRODECO Centro Social da freguesia, pela técnica Vera Pires animadora dos idosos do Lar e centro de dia, ao longo de um ano de actividades, esta reflexão também teve em conta a apreciação de alguns dos utentes que vão acompanhando as actividades propostas, que finalmente mereceu publicação no boletim interno da instituição.
« « Várias pesquisas estão a ser feitas e o conhecimento está a evoluir, daqui a algum tempo teremos menos dúvidas e menos doenças incuráveis.
O idoso não pode ser visto como um jovem envelhecido e despersonalizado porque os que lhe eram característicos são qualidades próprias. A solução mais fácil é excluir o velho e deixa-lo a margem desta sociedade, a fim que a sua imagem não denuncie as consciências de alguns jovens o que o futuro lhes reserva como por exemplo um idoso vê um jovem sem vontade de crescer na vida sempre no café a fumar, de vez em quando o utente já experiente comenta que não irá chegar muito longe pois não tem objectivos.
Os idosos hoje em dia são pessoas amarguradas que passaram muitos sacrifícios para dar de comer aos filhos, para aumentar o seu património e que trataram dos familiares como puderam, mas davam respeito aos dias Santos, feriados etc. e uniam-se mito, tanto para festas como para o trabalho.
De certa forma não todos mas alguns gostavam de viver na "Era Antiga", outros pensam de outra maneira, ou seja, há uns anos atrás passava-se por muito sacrifícios,, hoje é só doer um dente que conseguimos logo consulta.
O Lar é um bem essencial hoje em dia para os idosos, porque tem sempre horas certas para as refeições, médico ou enfermeiro, higiene todos os dias, são ainda obrigados a tomar banho, têm alguém com quem conversar e ler as notícias da actualidade. Ainda convívios com os outros idosos, passeios (…) e assim alguns familiares não se preocupam com os seus mais velhos. A vida é um corpo em movimento, mesmo lento no corpo do idoso deixam de passar desejos, sonhos, fantasias, possibilidades de viver bem, etc.
A velhice necessariamente não precisa impedir que a pessoa faça tudo o que sempre fez, o que importa é a qualidade do que é feito e como se faz.» »

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA DE LABRENGOS
Délio Neto, presidente da Direcção da Associação Recreativa de Labrengos, após seu regresso do Canadá apresentou o trabalho realizado pela comunidade Portuguesa emigrante naquele país que colaborou num peditório para obter apoio para a conclusão do salão multiusos localizado nas instalações da antiga escola primária de Labrengos.
Délio Neto informou os emigrantes portugueses residentes dos valores necessários para a construção desta obra num montante global de cerca de 150.000 Euros dos quais ainda só foram apurados cerca de 55.000 Euros vindo de apoios locais e donativos obtidos junto da população local que também contribui com muita da mão-de-obra necessária. Após o apuramento das contas foi apresentado a seguinte relação de contas:
Do peditório realizado por Mário Neto resultou $USD2.740,oo, do realizado por Délio neto somou $USD1.1153,oo, totalizando $USD 3.893,oo que serão destinados a continuação dos trabalhos de construção que se esperam concluídos com o máximo de brevidade.
A Direcção da Associação Cultural e Recreativa de Labrengos agradece o empenhamento de Mário Neto que conseguiu junto dos seus amigos e familiares um importante apoio para esta obra social.
Das actividades já realizadas este ano pela Associação de Labrengos destacam-se, no passado dia 8 de Março Convívio do Dia Internacional da Mulher. Também no passado dia 11 de Março realizou-se o 1º Passeio organizado pela ACRL à região de S. Tirso.

CURSO DE INFORMATICA
Está a decorrer mais um curso de iniciação a informática na Junta de freguesia em parceria com uma empresa da especialidade que está a implementar mais uma acção de formação para o uso das novas tecnologias ligadas aos computadores, destinada a dezenas de formandos numa alargada faixa de idades, provenientes dos vários lugares da nossa freguesia, que para além de jovens estudantes também participam adultos trabalhadores de diversas actividades comerciais e empresariais implantados na área territorial da freguesia.

NOVOS AVISOS E EDITAIS
Encontram-se afixados na sede da Junta de freguesia para consulta durante o horário de atendimento, que está a funcionar todos os dias úteis das 9 as 13 horas de das 14 as 17:30 horas da tarde, assim todos os interessados poderão consultar os editais e outros avisos oficiais de interesse público, neste momento se encontra em exposição informações sobre: Alistamento militar na Força Aérea Portuguesa para as várias especialidades, para mais informações poderá contactar recrutamento.fap@emfa.pt , também estão disponíveis informações sobre a legislação para a gestão de espaços florestais.

fonte: MS#