A minha foto
Nome:
Localização: cantanhede, bairrada | coimbra, Portugal

simply dreamer, sportsman

domingo, dezembro 10, 2006

dezembro 06 > news 1:

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA EXTRORDINÁRIA
Realizou-se no passado dia 17 de Novembro uma Assembleia de Freguesia extraordinária com o ponto de ordem único que tratou da incorrecção detectada na representação oficial dos limites geográficos da Freguesia de Covões relativamente à vizinha Febres.

Este erro foi levantado pelo Eng. João Eurico Mirado que na qualidade de antigo presidente da Junta e por um conhecimento mais profundo do processo de delimitação do território aquando da separação da freguesia da Camarneira, gerou uma redefinição dos limites baseados em acordos estabelecidos entre as várias entidades.
Desta alteração resultou um grave erro na representação gráfica no sistema de registo informático cadastral designado por SIG, e que na fase actual de actualização do registo cadastral Nacional que está a implementar a actualização dos mapas para aplicação do sistema GPS.
Na reunião da Assembleia foi colocada a situação que está actualmente marcada nos mapas municipais e concluiu-se que existia um grande erro de representação do limite territorial da nossa freguesia, sendo aprovado por unanimidade o envio para os serviços próprios da Câmara de um pedido claro para a correcção dos respectivos mapas.

INCÊNDIO EM CASA NO MONTE ARCADO
Deflagrou um violento e grande incêndio na moradia da família Vieira sita em Monte Arcado, lugar da Freguesia, no passado dia 24 de Novembro.

Na origem desta tragédia terá havido um corte geral de energia eléctrica motivados pelo mau tempo que se fazia sentir, e quando a mesma foi reposta originou um possível sobrecarga que resultou da explosão de uma televisão.
A tragédia provocou uma desalojada.
Prevê-se a realização de uma festa de solidariedade organizada por um grupo de amigos para colmatar as necessidades mais prementes, a realizar no próximo dia 7 de Dezembro no Pavilhão da freguesia de Covões, pelas 21 horas com a participação do Grupo Coral e da Filarmónica de Covões, momento de Jazz com o músico Jeff Davis e finalmente uma representação circense.

GRUPO CÁRITAS

Estão a desenvolver uma série de acções de recolha de donativos para ajuda as famílias carenciadas, estando também a ser preparada a próxima distribuição de cabazes de Natal pelos agregados familiares mais desfavorecidos da nossa Freguesia.
Decorre neste momento na casa do Povo de Covões uma jornada de colóquios de análise sobre o flagelo da toxicodependência nos jovens, avaliando as causas que motivam o início desta dependência e fazendo um planeamento das formas de actuação para combater as motivações que origina este fenómeno de desagregação social e familiar.

ACTIVIDADES DA PRODECO
Será realizada no próximo dia 23 de Dezembro a festa de Natal do Lar e Jardim-de-infância do Centro Social de Covões.

Dessa forma, além da muita animação que já está a ser preparada, serão distribuídas as prendas e servido um lanche partilhado para todos os participantes.
Foi um sucesso a apresentação do concerto infantil do passado dia 2 de Dezembro que contou com a participação de 20 crianças da Escola de Música da Anita – Aveiro que agradou muito aos presentes que encheram o salão de convívio do Lar de idosos da Prodeco.
Foram ainda demonstradas várias peças musicais e danças, sob o cuidado das Professoras Susana, Paula e Anita. Em parceria com a AACCC será implementada uma nova escola de música para instrumentos de tecla e cordas na nossa freguesia.

94º ANIVERSÁRIO DE UM HOMEM DA NOSSA TERRA
Manuel Francisco Miraldo, conhecido por “Manuel do Canto”, alcunha herdada do seu avô António do Canto que vivia numa casa localizada de canto onde agora é a Casa do Povo.

Este homem notabilizou-se pela sua arte exímia de músico instrumentista no Trompete. Ainda hoje é recordado e respeitado por muitos músicos da sua geração.
Iniciou a sua formação na Banda de Covões onde mostrou logo as grandes qualidades musicais, contudo, só depois de formar o conjunto “Os Melros de Covões”, é que se tornou um artista muito conhecido e afamado durante os 35 anos de carreira, desde 1932, em toda a região litoral do centro e Norte assim como em Trás-os-Montes.
Este homem também se notabilizou por ser um dos últimos regedores do concelho responsável pela freguesia de Covões que na época de 1955 era maior do que agora, tinha as funções de aplicação das leis do Governo da Republica, com poderes de entrada e ordem de prisão para todos aqueles que cometiam crimes, as suas funções eram remuneradas na época com a importância de DEZ Tostões por dia, as funções de Regedor local foram suspensas a partir da revolução do 25 de Abril que alterou a ordem legal e política existente até então.
Entre muitas funções, tinha como responsabilidade realizar quatro manifestos locais sobre os bens e produção agrícola, foi responsável pelos primeiros Censos locais da população na freguesia.
Assim, junto de sua família festejou o seu 94º aniversário de uma vida muito activa e recheada de bons momentos tal como foi a festa realizada no passado dia 30 de Novembro, em casa de seus filhos João e David Miraldo e restante família. Família essa que já conta com uma bisneta chamada Carolina.

fonte: MS # dez.2006