A minha foto
Nome:
Localização: cantanhede, bairrada | coimbra, Portugal

simply dreamer, sportsman

terça-feira, janeiro 02, 2007

janeiro 07 > news :1

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
Realizou-se no passado dia 29 de Dezembro a reunião da Assembleia de Freguesia de Covões.

Entre os principais assuntos destacaram-se as informações sobre os últimos trabalhos financiados ou efectuados pela autarquia, a saber, as obras realizadas na antiga escola primária de Labrengos e no Coreto de Montouro, a conclusão dos passeios dentro do cemitério de Montouro.
Oportunamente, foi também apresentado o plano de actividades e orçamento para 2007.
Foi também anunciado pelo Executivo a abertura de concurso público para a contratação de um funcionário para os serviços de manutenção de passeios pedonais, valetas pluviais e recuperação do património construído da Freguesia.
Os candidatos também deverão estar habilitados a condução de máquinas, os editais serão afixados para todos os interessados até final de Janeiro e ainda será lançado concurso para a contratação de uma empresa licenciada para a feitura da contabilidade e gestão financeira da Junta de freguesia a partir de 2007.
A avaliação da situação dos limites com a Freguesia de Febres tem uma reunião agendada com a Câmara Municipal no dia 4 de Janeiro pelas 16 horas.
No que se refere à apreciação do novo licenciamento para exploração de Argilas no “Arneiro” – Picoto, foi debatida a avaliação de impacto ambiental sobre a forma de exploração e a recuperação do “buraco” no final da extracção das argilas. A assembleia de freguesia questionou a necessidade de apresentar junto da Comissão de Coordenação do Centro um parecer que salvaguarde entre outras coisas: a regularização das linhas de água afectadas assim como os danos nos caminhos que serão usados para o transportes e de acesso aos terrenos dos proprietários existentes na vizinhança.
A proposta de Orçamento foi aprovada por maioria e sofreu reparos por parte da bancada do PS, por ser pouco adequado e não actualizado em relação ao anterior. O executivo em exercício referiu que o mesmo terá de ser revisto pela empresa que venha a ser contratada para a contabilidade e também incluirá os valores actualizados das verbas vindas da Administração Central e do Município.
Relativamente a Grandes Opções do Plano para 2007 foram aprovadas por maioria, mas mereceram uma dura crítica por parte da oposição que avaliou o plano como pouco ambicioso tendo em conta a repetição de diversas propostas que já vem de 2006 e a ausência de novidades.
O executivo justificou o mesmo pela necessidade de mais consciência das limitações orçamentais e um nova via de prioridades adequadas às expectativas locais.
Foram estabelecidas como prioridades a compra de um corta sebes para colmatar uma lacuna dos serviços da Câmara e a construção dos passeios pedonais no centro de Covões.

ULTIMOS CONCERTOS DE NATAL
Realizaram-se uma série de concertos de Natal por iniciativa da Sociedade Filarmónica de Covões, percorrendo várias localidades do Município, a saber: Marvão, S. Caetano, Montouro e Covões. Contou com a participação do Grupo coral e também da banda de música.

Entre muitos temas da música ligeira foi dado um particular destaque a música alusiva ao Natal.

PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE METAIS DA BANDA DE MIRA
Nos passados dias 26 e 29 de Dezembro realizou-se um Curso de Música para instrumentos de Metais e percussão da sede da Banda Resurreição de Mira, com a orientação técnica de distintos professores e executantes da região Centro.

Foi convidado para complementação do mesmo curso um representante e técnico da Secção de música da AACCC para realizar um seminário de formação na área da Manutenção de instrumentos musicais de sopro e percussão usados nas filarmónicas Portuguesas. Esta palestra teve uma assistência aproximada acima de 40 jovens músicos participantes no Curso.
Como acções de apoio também foi aberto um atelier para realizar diversas e pequenas reparações nos instrumentos que estava a ser usados e assim criar uma maior consciência para a necessidade que as Associações musicais devem ter no sentido se sensibilizarem o jovens para a preservação do património musical das suas colectividades.
Foi também estabelecido entre a AACCC e a Direcção da Banda Musical da Pocariça a realização de um atelier de sensibilização para a manutenção dos diversos instrumentos usados nesta prestigiada associação musical do Município de Cantanhede.

RECOLHA DE SANGUE
Foi mais uma vez um sucesso a campanha de recolha de sangue realizada e os serviços de imuno-hemoterapia dos Hospitais da Universidade de Coimbra e que no passado dia 23 de Dezembro com o apoio do Centro 2YOU de Bem-estar de Covões.

Receberam nas suas instalações mais de 45 dadores de sangue que assim contribuiriam com a sua essencial dádiva de vida. Está a ser programada uma nova campanha para o próximo mês de Junho em que se esperam novos dadores.

ESTÁGIO MUSICAL DE INVERNO
Numa iniciativa da secção de música da AACCC em parceria com a Banda escola da Quinta do Picado foi realizado um estágio de Inverno, cujo tema foi a música coral litúrgica.

Assim os professores Vítor Saudade, Messias Simões e Cristiana Ribeiro organizaram um workshop com jovens pertencentes à Escola da Banda e realizaram uma série de ensaios de música coral litúrgica alusiva desta quadra natalícia, temas que tiveram arranjos musicais criados pelo maestro Vítor Saudade.
Todos os trabalhos para a preparação vocal dos mais de 15 jovens esteve a cargo da Prof.ª Cristiana que realizou um trabalho de técnica vocal e também orquestral de sopros.
O ponto alto desta iniciativa deu-se no passado dia 27 de Dezembro com a realização de um recital litúrgico na Igreja paroquial de Sto. António em Covões, que também contou com o apoio do Padre Maçarico que a pedido da AACCC, realizou uma série de apontamentos explicativos das funções dos cânticos no acompanhamento das cerimónias religiosa e desta forma conseguiu-se uma consciencialização das duas centenas de pessoas que assistiram a esta realização.
A organização deste estágio de Inverno contou com os importantes apoios do IPJ – Instituto português da Juventude e do INATEL de Coimbra.

fonte: MS # jan.2006