A minha foto
Nome:
Localização: cantanhede, bairrada | coimbra, Portugal

simply dreamer, sportsman

sexta-feira, novembro 25, 2005

Uma Questão de Identidade:
A (Auto-)Determinação da Quinta da Ferreira

Uma nota prévia face ao abaixo descrito: não há a intenção deliberada de ferir susceptibilidades a eventuais sectores sociais, contudo, há uma intenção clara de avaliar seriamente a questão em apreço e que a mesma triagem visa, quanto muito, devolver a dignidade e o reconhecimento entre pares de um determinado grupo social que reclama para si mesmo o estatuto identitário próprio.
Uma ressalva complementar: a presente resulta de uma predisposição individual, cujo teor pode não obter concordância, total ou parcial, junto de outros conterrâneos. Há também quem alinhe pela mesma diapasão e que possa exercer esse direito de expressão sob um forma mais moderada ou mais fundamentalista.
O estatuto da identidade da Quinta da Ferreira tem sido negligenciado tanto pela administração pública local como por alguns aglomerados sociais confinantes.
Em matéria dos núcleos confinantes, é reconhecido um histórico demasiado longo reclamando cada um para si a posse 'social' e 'administrativa' da parcela geográfica em questão.
Nem Marvão, nem Samel (freguesia de Vilarinho do Bairro, concelho de Anadia) são 'donos' - nem o chegaram a ser, sequer! - da Quinta da Ferreira. Mesmo que simbolicamente, os núcleos enunciados não têm sequer legitimidade moral para reclamar da referida posse administrativa.
Reveste-se de uma importância acrescida falar do tema quando instados a pronunciar, de forma pacifica (em actualização)

cesar f