A minha foto
Nome:
Localização: cantanhede, bairrada | coimbra, Portugal

simply dreamer, sportsman

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

NOVO LINCECIAMENTO PARA EXPLORAÇÃO DE BARRO
(mais um...)

Foi dado conhecimento oficial pelos serviços da Câmara Municipal de Canatnhede aos representantes da autarquia de Covões, da concessão pelo Ministério da Economia, de mais uma licença para a exploração de argilas, na área denominada por Arneiro – Covão do Lobo, na nossa freguesia.
Assim, após o licenciamento anterior de uma exploração de inertes já existente na zona dos Barrios, que já se encontra em laboração, será criada mais outra zona de exploração que se estenderá por uma área de aproximadamente 17.310m2, que poderá atingir uma cota de profundidade de exploração de cerca de 20m e, ainda, prevendo uma vida útil entre cinco a dez anos.
Fonte do município prevê entrar em contacto com responsáveis locais para a reconstituição de uma comissão de acompanhamento destas explorações, tendo como função principal o acompanhamento da evolução dos trabalhos de extracção de matérias inertes.
Segundo informação oficial, a Direcção Regional da Economia do Centro, indicou quais as entidades e a legislação em vigor que regulam esta tipologia de exploração de inertes.
Um dos factores de preocupação junto da comunidade local prende-se com facto desta última licença emitida pela respectiva direcção regional, prever a criação de um “Espaço Aquífero”, o que na opinião de muitos locais representar, única e simplesmente, mais uma abertura profunda a céu aberto e que no futuro representará um foco de insegurança a eventuais transeuntes, principalmente, crianças, eventualmente, atraídas para a prática de natação.
Por parte da comunidade local, é recorrente e generalizado o conhecimento de que os representantes das empresas de transformação de argilas continuarem a procurar comprar ainda mais parcelas de terreno na freguesia, e imediações, para, de alguma forma, premiarem a extensibilidade das explorações de inertes e consequentes pedidos de licenciamento.

fonte: MS # 17.feb.2006

ndr: cumpra-se e faça-se cumprir! Vigilância é a palavra d'ordem! Ninguém se demita das suas responsabilidades de intervenção tanto colectiva como individual! Atender aos valores enunciados em matéria de processo de licenciamento e não vender ao desbarato o 'nosso' património natural e geológico a empresários (e outros) sem escrúpulos. Estão em causa muitos valores e o eventual hipotecar das condções de vida dos vindouros. cf